quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Segurança radiológica, o que é e porque a capacitação é indispensável.

Após um período usando este espaço para comentar sobre o importante momento que nosso país está vivendo com as manifestações e reivindicações das ruas, volto a usar este espaço para falar sobre um tema, apesar de bastante atual para os tecnólogos em radiologia, pouco conhecido  pelos mesmos.

O Rio de Janeiro desde 2007 tem abrigado a realização de grandes eventos sejam esportivos, políticos ou religiosos. Deste ano para cá já foram realizados em nossa cidade os Jogos Pan americanos (2007), os Jogos Mundiais Militares (2011), a Rio+20 (2012) e somente este ano a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude.

O que muitos não sabiam é que em todos estes eventos ocorreram ações de segurança radiológica tanto para as autoridades e atletas presentes como para o público que participou dos mesmos.

Mas o que é segurança radiológica e por que ela é feita?

Segurança radiológica em grandes eventos são um conjunto de ações de medição e identificação de agentes radiológicos realizadas antes e durante a realização destes eventos. Ela visa identificar a presença de um RDD (dispositivo de dispersão radiológico) ou como é mais conhecido uma bomba suja. Estas ações também possibilitam a identificação de um RED (dispositivo de exposição radiológica) neste caso não há explosivo associado.

As ações de segurança radiológica quando realizadas antes do evento buscam identificar se algum material RDD foi colocado no local e chamamos de varredura. Durante a realização do evento se faz controle da entrada buscando localizar o transito de um RDD e identificar o agente radiológico utilizado.

Para realizar estas atividades é necessário que os profissionais envolvidos tenham conhecimento do processo de mensuração e identificação dos agentes radiológicos envolvidos. É necessário que seja de conhecimento dos mesmos os vários tipos de radiação ionizante e o seu processo de interação da radiação com a matéria, pois a especificação adequada dos instrumentos de medição e identificação dos agentes está diretamente relacionada com este conhecimento.

Por exemplo é preciso que este profissionais saibam que estão medindo radiação gama, pois terão que fazer esta identificação distante do material radioativo e o fato da radiação gama ser indiretamente ionizante e portanto com grande alcance, possibilita o uso de detectores em estado sólido que são  ideais para um processo de identificação destes agentes radiológicos.

Além disso é necessário o conhecimento do tipo e tamanho de cristal utilizado nos identificadores pois isto influencia diretamente na capacidade de identificação destes instrumentos.

Este trabalho normalmente é feito pela CNEN e organizações militares do ministério da defesa que são órgãos bastante especializados do governo federal. E como normalmente acontece no governo há falta de pessoal capacitado.

A capacitação para o exercício desta função é primordial e essencial pelos fatos apresentados aqui.

Atuar nesta área exige que o profissional seja graduado em uma área afim a este conhecimento ou ainda que possua pós graduação.

E este fato torna a área de segurança radiológica particularmente interessante para o tecnólogo em radiologia. Faz parte da formação acadêmica do tecnólogo em radiologia a oferta de disciplinas que lhe permitem adquirir o conhecimento necessário para atuação nesta área. 

Além disso lhe possibilita alcançar um desempenho mais que satisfatório no curso de pós graduação em Radioproteção e Segurança que é oferecido no IRD/CNEN ou ainda numa pós graduação strictu sensu (mestrado ou doutorado).

O Brasil sediará uma Copa do Mundo em 2014 com 13 sedes. O Rio de Janeiro sediará uma Olimpíada em 2016. A segurança radiológica fará parte destes eventos, das 13 sedes da copa do mundo com seus estádios e aeroportos  e haverá necessidade de pessoas com capacitação para atuar nestes eventos.

Caros colegas tecnólogos tenho batido muito no tema da ambição do tecnólogo em radiologia e vejo estes temas muito interligados. Tenhamos a ambição e determinação para buscar este espaço, pois se não o fizermos outro profissional o fará.

Até a próxima.