terça-feira, 23 de abril de 2013

Tenham ambição, Caros colegas Tecnológos em Radiologia.

Os vários compromissos profissionais desenvolvidos de forma simultanea me levaram a permanecer um bom tempo sem escrever nada em meu blog. É um hábito que não consigo largar mas que as vezes me impede de fazer coisas que gosto, como escrever aqui.

Desta vez resolvi escrever sobre um tema que me incomoda um pouco - a falta de ambição de boa parte de meus colegas tecnólogos em radiologia.

Ainda vejo muitos de meus alunos cursarem o ensino superior tendo como meta apenas a realização de exames médicos no radiodiagnóstico convencional.

Meus caros servir desta forma a sociedade quando há necessidade, nada contra pois temos o conhecimento necessário para faze-lo. Agora ter esta atividade como meta representa uma falta de capacidade em enxergar as amplas possibilidades de atuação do tecnólogo em radiologia e isto é muito preocupante.

Nós, tecnólogos em radiologia, podemos atuar em diversas áreas como Controle de qualidade, Dosimetria, Gestão de serviços, Atuar como Profissionais Liberais na adequação de serviços de radiodignóstico médico e odontológico, proteção radiológica e na realização de exames de alta complexidade como TC e RMN. Isto falando somente na área de saúde.

Na área de indústria devemos agarrar o mercado aquecido que está a nossa disposição como Radiologia Industrial, Medidores nucleares, segurança radiológica, proteção radiológica e principalmente acompanhar a crescente necessidade do mercado em supervisores de radioproteção.

Mas não tenham dúvidas, para exercer a maioria destas atividades a educação continuada, a capacitação e a evolução acadêmica será indispensável. E é neste ponto que me entristeço mais, pois nunca houve tantas oportunidades para o tecnólogo em radiologia crescer academicamente como agora e não consigo enxergar meus colegas buscando por estas oportunidades.

Somente para citar algumas oportunidades de capacitação:
- Pós graduação, mestrado e doutorado no IRD/CNEN (instituição pública);
- Mestrado na COPPE/UFRJ (instituição pública);
- Pós graduação em Proteção radiológica na Faculdade Bezerra de Araújo em parceria com a empresa Maxim industrial.

Caros Tecnólogos em Radiologia tenham a ambição que a grandiosidade de sua profissão exige. Não se apequenem. As oportunidades para crescimento profissional batem a sua porta.

Sejam do tamanho que sua profissão exige e merece.

Até a próxima.