terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A atualização da lei 7394/1985. Como isto lhe afeta?

Caros colegas de profissão espero que as festas de final de ano de todos tenham sido muito felizes, mas o ano de 2013 está começando e como prometi em minha última postagem existem vários assuntos que precisam de nossa atenção.

A atualização da Lei 7394/1985 talvez seja a mais importante. 

Para quem não sabe esta lei regulamenta a profissão de Técnico em Radiologia e com esta atualização passará a regulamentar de fato e de direito a profissão de Tecnólogo em Radiologia. Até ai tudo muito bom, se a mesma não tirasse da cartola a profissão de Bacharel em Radiologia que retira várias funções que nós, Tecnólogos em radiologia, conquistamos a duras penas e sem nenhum apoio do CONTER.

O CONTER, sabe Deus lá porque, destinou para está profissão as funções de ensino, supervisor de radioproteção e pesquisa.

Por que isto ocorre no exato momento em que o congresso nacional finalmente está concluindo o projeto de lei 2245/2007 que dá aos Tecnólogos a função de ensino, pesquisa e análise em seus nichos de mercado?

"Temos que renovar nossa crença na bondade e retidão dos homens, acreditando que todos buscam agir de boa fé. E eu não serei diferente, mas a vida deve ser vivida como ela é."

Coloquei a frase acima em minha postagem anterior e continuo a acreditar nela, mas fica difícil entender a posição do CONTER.

Amigos, esta posição do CONTER não sobrevivi a uma análise fria, vejamos:

Um bacharel deverá ter uns 4 a 5 anos de formação e só então poderá atuar no mercado. Um Tecnólogo é formado com 2,5 a 3 anos e fazendo uma pós graduação que dura de 6 meses (IRD/CNEN - integral)  a 18 meses (Universidades particulares), este tecnólogo com o mesmo tempo ou menos, terá mais valor no mercado que qualquer bacharel em radiologia. Ou ainda se ele se fizer mestrado (IRD/CNEN) em 2 anos, seu valor como profissional no mercado crescerá ainda mais, no mesmo tempo de 5 anos.

Desta forma gostaria de perguntar novamente, por que criar esta profissão??

Por que ao invés disso o CONTER  não se posiciona de forma mais decisiva sobre outros assuntos de enorme relevância para os profissionais das Técnicas Radiológicas, como a questão da atuação dos biomédicos em nossa área?

Para quem não sabe em São Paulo os biomédicos, de forma irregular  e ilegal, estão atuando em nossa área. E contam com a completa negligência e omissão do conselho regional daquele estado.

Caros colegas não fiquem omissos, se inteirem sobre estes assuntos pois isto está sendo decidido a sua revelia. 

Tenham um bom início de ano. Até a próxima.